Sanders apela a 'superdelegados' para vencer Hillary

Washington, 1 Mai 2016 (AFP) - O senador Bernie Sanders, oponente de Hillary Clinton nas prévias democratas nos Estados Unidos, lançou um novo apelo aos superdelegados, neste domingo.

Em tese, esses superdelegados podem inclinar a balança a seu favor.

"É quase impossível que a senhora Clinton possa conseguir a maioria dos delegados antes de 14 de junho, no fim das primárias, apenas com os delegados obtidos nas eleições", disse Sanders, em entrevista coletiva em Washington.

Os delegados são escolhidos pelos eleitores nas prévias, enquanto os superdelegados - cerca de 700 - são autoridades do partido com direito a voto na Convenção Nacional que acontece em julho na Filadélfia.

Hillary Clinton tem uma sólida vantagem sobre Bernie Sanders, graças, especialmente, ao apoio de mais de 500 superdelegados que já manifestaram sua adesão à campanha da ex-secretária de Estado.

O senador por Vermont questionou que os superdelegados oriundos de estados onde ele venceu a consulta democrata - como Washington, ou New Hampshire - se acomodem do lado de Hillary em vez de "respeitar a vontade dos eleitores" de suas regiões.

Seu argumento para convencê-los são várias pesquisas recentes, segundo as quais nas eleições de novembro Sanders pode vencer mais facilmente o republicano Donald Trump do que Hillary Clinton.

"Cada superdelegado deve refletir de maneira objetiva para determinar qual candidato terá as melhores possibilidades de vencer Donald Trump", afirmou.

"O que acontecerá se nós tivermos alguns muito, muito bons resultados nos últimos dez estados, e as pesquisas continuarem mostrando que Bernie Sanders é o melhor candidato para enfrentar Trump?", questionou o senador.

Com suas vitórias da semana passada, Hillary Clinton conta com 2.176 delegados (entre eles 510 superdelegados), enquanto Bernie Sanders tem o apoio de 1.400 (sendo 41 superdelegados), segundo estimativa da CNN.

São necessários 2.383 delegados para conseguir a nomeação do partido, e ainda há cerca de mil para serem distribuídos nas primárias restantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos