Forças iraquianas retomam estrada estratégica de Al-Anbar

Bagdá, 2 Mai 2016 (AFP) - As forças iraquianas retomaram o controle de uma estrada na província ocidental de Al-Anbar, reduzindo o isolamento da cidade de Haditha, indicaram nesta segunda-feira fontes militares.

De acordo com um comunicado do Comando das Forças Conjuntas, que coordena a luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), as forças retomaram das mãos dos jihadistas várias aldeias ao longo do Eufrates.

A 7ª Divisão de exército que avançava a partir da cidade de Al-Baghdadi para o sul conseguiu se unir às forças do serviço de contraterrorismo que avançavam a partir da cidade de Hit em direção ao norte.

"A estrada está aberta entre Hit e Haditha, passando por Al-Baghdadi, após um cerco de 18 meses imposto pelos terroristas do Daesh", indica o comunicado, utilizando o acrônimo em árabe do EI.

"O cerco de Haditha e al-Baghdadi foi quebrado após a liberação de uma estrada estratégica entre Al-Baghdadi e Hit", indicou à AFP o militar responsável pela área, o general Ali Ibrahim Daboun.

Um líder tribal em Haditha afirmou, no entanto, que a zona de Al-dulab, localizada a leste de al-Baghdadi, ainda estava nas mãos do EI.

"As pessoas estão esperançosas, mas ninguém vai correr o risco de viajar nesta estrada enquanto Al-dulab não for retomada" disse por telefone à AFP Sheikh Abdullah al-Joughaifi.

Haditha (210 km a noroeste de Bagdá) é a terceira maior cidade da vasta província de Al-Anbar e está localizada perto da segunda maior usina hidrelétrica do país. Foi alvo de muitos ataques do EI desde junho de 2014, mas as tribos locais que se opõem aos jihadistas foram capazes de repelir tais ofensivas.

Há meses, a única fonte de fornecimento de Haditha era a base militar de Al-Asad, acessível apenas por via aérea.

"Os militares estão se esforçando para retirar os explosivos da estrada e permitir a passagem de alimento e petróleo", indicou Daboun.

As forças de segurança, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, tomaram territórios significativos do EI no último mês, mas os jihadistas ainda controlam vastas áreas no norte e oeste de Bagdá.

str-ak/jmm/wd/mer/hj/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos