Trump quer vice-presidente com experiência política

Washington, 4 Mai 2016 (AFP) - Com a indicação republicana à Casa Branca praticamente garantida, Donald Trump quer um vice-presidente com experiência política, capaz de atuar com fluidez em meio às negociações e intrigas no Congresso.

Questionado nesta quarta-feira pela rede ABC, Trump afirmou que seu vice-presidente (que constitucionalmente assumiria o cargo do presidente em caso de impeachment) será um republicano e "será provavelmente uma pessoa com experiência política".

"Quero alguém que tenha verdadeiramente talento para se relacionar com o Senado, para interagir com o Congresso, que possa fazer leis serem votadas", disse Trump, acrescentando que não tem nenhuma intenção de legislar por decreto como o presidente Barack Obama.

O multimilionário, que esmagou Ted Cruz nas primárias de Indiana na terça-feira e o levou a se retirar da corrida presidencial, deve chegar sem problemas ao número de 1.237 delegados para ser designado como candidato de seu partido.

O estilo de Trump, sobretudo por seus ataques pessoais e pelas ideias que defende, dividiu profundamente o Partido Republicano, embora desde terça-feira, com a vitória quase garantida, tenha prometido voltar a uni-lo. Neste sentido, uma escolha acertada de chapa pode ajudá-lo neste propósito.

No entanto, o magnata afirmou que ainda não tomou sua decisão. "Estou considerando muitos nomes, para dizer a verdade", disse no programa "Fox and Friends" nesta quarta-feira, quando foi perguntado se considerava o ex-candidato Marco Rubio entre as possibilidades.

O nome do vice-presidente é anunciado geralmente antes da convenção do Partido, que será realizada em julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos