Canadá translada por ponte aérea milhares de evacuados por incêndios

Montreal, 5 Mai 2016 (AFP) - Autoridades canadenses organizaram um amplo esquema de ponte aérea nesta quinta-feira para transladar grande parte dos evacuados da cidade de Fort McMurray, na província de Alberta, devido aos incêndios florestais que atingem o local há três dias.

"Há cerca de de 25.000 pessoas evacuadas no norte da cidade, e nossa prioridade neste momento é transladá-las ao sul o mais rápido possível", declarou Rachel Notley, primeira-ministra de Alberta (oeste), em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão.

Com a mudança de direção do vento e o risco de novos incêndios, as autoridades temem que os evacuados fiquem presos no norte da cidade.

A ponte aérea deve permitir que os primeiros 8.000 sejam transportadas nesta quinta-feira em helicópteros e aviões das empresas petroleiras e das Forças Armadas, apontou Scott Long, diretor dos serviços de emergência de Alberta.

Os 25.000 habitantes fugiram na segunda-feira para o norte de Fort McMurray, uma cidade de 100.000 habitantes cuja evacuação obrigatória foi decretada quando a principal estrada para o sul foi fechada devido a incêndios florestais que atingiam toda a periferia.

No total, 49 incêndios permanecem ativos em toda a província, dos quais sete estão totalmente fora de controle, informou Notley.

Cerca de 1.100 bombeiros, assistidos por 22 aviões que lançam água e 145 helicópteros, combatem os incêndios em Alberta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos