Exército israelense afirma ter encontrado novo túnel do Hamas entre Gaza e Israel

Jerusalém, 5 Mai 2016 (AFP) - O exército israelense anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um novo túnel do Hamas entre Gaza e Israel, o segundo no espaço de algumas semanas nas fronteiras do território palestino.

O porta-voz do exército, Peter Lerner, disse a repórteres que não havia dúvida de que este túnel, descoberto na quinta de manhã na Faixa de Gaza e com entre 28 ou 29 metros de profundidade, serviria ao Hamas para realizar ataques contra o território israelense.

O túnel foi descoberto pelas forças israelenses em uma área de 100 metros do lado palestino da barreira de segurança, indicou.

As fronteiras entre Israel e a Faixa de Gaza experimentam desde quarta-feira um súbito aumento das tensões, com trocas de tiros e ataques aéreos israelenses.

Esta violência é devido à recusa do Hamas de ver o exército israelense destruir seus túneis, segundo o coronel Lerner. No entanto, ele ressaltou que o exército israelense iria continuar a procurar e destruir os túneis.

"Nossas atividades continuarão num futuro previsível", assegurou o coronel Lerner, "porque vemos que o Hamas continua a construir infraestruturas que levam a Israel e não estamos dispostos a tolerar isso".

Questionado sobre o risco de uma escalada em um território que vivenciou três guerras entre 2008 e 2014, ele não se pronunciou.

"Israel não vê interesse em uma escalada", disse, acrescentando que se país não enviou reforços militares para a área.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos