Papa preside no Vaticano missa para os que sofrem e choram

Cidade do Vaticano, 5 Mai 2016 (AFP) - O papa Francisco presidiu nesta quinta-feira na Basílica de São Pedro uma missa especial "para enxugar as lágrimas" dedicada aos que sofrem na alma ou no corpo e durante a qual ouviu testemunhos comoventes.

A cerimônia, programada no âmbito das atividades pelo Jubileu da Misericórdia, foi acompanhada por pessoas que sofreram, por exemplo a perda de um filho em um acidente de trânsito, como a presidente da Associação "Vítimas da rua", ou de um familiar durante o próprio trabalho, representados pelo presidente da associação "Vítimas do dever".

"Precisamos sempre de uma palavra de alívio, de consolo, que entendam nossa dor", reconheceu o Papa argentino diante dos presentes.

"Quantas lágrimas são derramadas no mundo! Cada uma é diferente da outra e formam um oceano de desolação, que invoca piedade, consolo", disse.

"Diante da dor não estamos sozinhos, Jesus sabe", disse Francisco ao citar um dos episódios mais tristes narrados nos evangelhos, quando Jesus chorou ao ver Maria sofrer pela morte do irmão Lázaro.

Depois de cada testemunho foi acesa uma vela ante o relicário da Virgem das Lágrimas de Siracusa, da Sicília, ao sul da Itália, exposto nesta ocasião para a veneração dos fiéis na Basílica de São Pedro.

Entre os testemunhos mais dolorosos narrados estiveram os dos familiares das vítimas do genocídio em Ruanda, de um detido e de uma enfermeira que cuida de doentes terminais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos