Partido Trabalhista reivindica vitória de Sadiq Khan à prefeitura de Londres

Londres, 6 Mai 2016 (AFP) - O Partido Trabalhista reivindicou nesta sexta-feira a vitória de seu candidato Sadiq Khan à prefeitura de Londres, o que o faria o primeiro prefeito muçulmano da capital britânica.

"Felicitações @SadiqKhan. Estou ansioso para trabalhar com você para fazer de Londres uma cidade mais igual para todos!", declarou em seu Twitter o líder do Labour, Jeremy Corbyn, enquanto que os resultados oficiais da votação realizada na quinta-feira deverão ser divulgados mais tarde.

O Reino Unido celebrou eleições regionais e municipais, sendo a prefeitura de Londres a joia da coroa das disputas. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.

Os dois principais candidatos eram o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário, e o filho de um motorista de ônibus do Paquistão, o trabalhista Sadiq Khan, 45 anos.

Durante a campanha, Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que parece ter se voltado contra os conservadores.

eg/fb/cls/mr

TWITTER

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos