Canadá adverte que situação segue imprevisível e perigosa em Fort McMurray

Montreal, 7 Mai 2016 (AFP) - Os focos de incêndio na região de Fort McMurray ainda estão fora de controle e "a situação continua imprevisível e perigosa" por causa das altas temperaturas para a época e os ventos, advertiu neste sábado Ralph Goodale, ministro canadense da Segurança Pública.

"Os incêndios continuam enormes e fora de controle", disse, indicando que 1.560 km2 foram devastados desde o início dos incêndios, no domingo passado, o que corresponde 50% a mais em menos de 24 horas.

"Há uma previsão de que, se o fogo continuar a avançar a este ritmo, poderá dobrar ainda hoje" de tamanho em comparação com sexta-feira, observou Goodale.

"Parece que o tempo em Fort McMurray e na região permanecerá, infelizmente, favorável" ao fogo antes de uma mudança nos próximos dias, declarou em uma entrevista coletiva televisionada.

Com a direção dos ventos e o progresso dos incêndios para o leste, "não há perigo iminente" para outras áreas residenciais, acrescentou.

O ministro comemorou o fato de que, por sorte, nenhuma vítima direta dos incêndios tenha sido registrada, exceto "acidentes rodoviários fatais" ligados a esta situação.

Duas meninas morreram em um acidente no meio da semana, quando seu veículo foi atingido em meio ao alto fluxo de pessoas que fugiam dos incêndios nos arredores de Fort McMurray.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos