Dois soldados da Otan são abatidos por homens com uniforme afegão

Cabul, 7 Mai 2016 (AFP) - Homens armados vestidos com uniforme militar afegão mataram dois soldados romenos da Otan em uma base do sul do Afeganistão no sábado, informou a coalizão. Trata-se do primeiro ataque desde que os talibães anunciaram a "ofensiva de primavera" no mês passado.

"Dois membros da operação Resolute Support (Otan) faleceram nesta manhã quando dois indivíduos que vestiam uniforme afegão abriram fogo (...) no sul do Afeganistão", informou a coalizão.

Segundo a Otan, outros membros da mesma operação reagiram com disparos e mataram os agressores.

Os dois soldados, cuja nacionalidade não havia sido revelada, foram identificados como romenos, segundo o ministério da Defesa de Bucareste, que acrescentou que o incidente ocorreu durante uma missão de instrução de policiais afegãos.

Além disso, um terceiro militar romeno das forças de operações especiais ficou ferido no incidente e foi transferido a um hospital na Alemanha, segundo o comunicado do ministério.

A Otan informou que o incidente está sendo investigado juntamente às forças afegãs.

Este tipo de incidentes, os "green-on-blue", segundo a terminologia da Otan, em que soldados afegãos ou a polícia ataca soldados internacionais, foi um dos maiores problemas que a coalizão teve que enfrentar durante os anos em que lutou com o exército do Afeganistão.

Os talibãs não reivindicaram o ataque, embora no mês passado tenham anunciado o início de sua tradicional ofensiva de primavera (boreal), prometendo "ataques em grande escala" por todo Afeganistão.

Funcionários ocidentais afirmam que a maioria desses ataques obedecem mais a rixas pessoais e mal-entendidos culturais do que a planos dos insurgentes.

Os assassinatos aumentaram a desconfiança entre as forças locais e estrangeiras apesar de o número deste tipo de incidentes ter caído nos últimos anos.

A Otan finalizou sua missão de combate no Afeganistão em dezembro de 2014, retirando suas tropas do país, embora 13.000 soldados continuem ali para operações de treinamento e antiterrorismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos