EUA condena empresário por lavar bilhões de dólares

Nova York, 7 Mai 2016 (AFP) - O fundador da plataforma financeira digital Liberty Reserve, Arthur Budovsky, acusado de lavar bilhões de dólares para criminosos de todo o mundo entre 2005 e 2013, foi condenado nesta sexta-feira a 20 anos de prisão nos Estados Unidos.

Budovsky, 42, havia se declarado culpado por lavagem de dinheiro em 29 de janeiro passado, três dias antes do início do julgamento, em Nova York.

Baseada na Costa Rica, a Liberty Reserve, criada em 2001 em Nova York por Budovsky e seu cúmplice Vladimir Kats, era uma plataforma de pagamento eletrônico que utilizava uma moeda homônima (LR) para receber e enviar dinheiro através da Internet de maneira anônima a qualquer parte do mundo e em qualquer valor, livre de controle.

Operacional a partir de 2005, a Liberty Reserve permitiu a Budovsky montar um império, no qual supervisionava as operações e definia a estratégia, visando "facilitar a lavagem de dinheiro em grande escala para criminosos de todo o mundo", declarou nesta sexta-feira o promotor de Manhattan, Preet Bharara.

No final de 2012, no momento de pico das operações da plataforma, Liberty Reserve tinha um volume mensal de operações de 300 milhões de dólares, segundo as autoridades americanas.

Quando foi fechada, em maio de 2013, a plataforma tinha mais de 5,5 milhões de contas de usuários, de todo o planeta, sendo 600 mil nos Estados Unidos, com um valor total de transações financeiras superando os 8 bilhões de dólares.

Budovsky, que renunciou à cidadania americana em 2011 e adotou a costa-riquenha para evitar ser perseguido nos Estados Unidos, foi detido na Espanha em maio de 2013 e, extraditado para os Estados Unidos em outubro de 2014.

Ao se declarar culpado, admitiu ter lavado entre 250 e 550 milhões de dólares em contas da Liberty Reserve nos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos