Ministro grego de Finanças convoca Eurogrupo a aprovar reformas

Atenas, 7 Mai 2016 (AFP) - O ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos, convocou neste sábado seus colegas da zona do euro a aprovarem na reunião de segunda-feira as reformas realizadas por seu país, o que ajudaria a economia grega.

"A Grécia precisa de uma declaração clara sobre as medidas que estão ocorrendo e sobre as que serão adotadas. Ajudaria a fazer os investidores confiarem novamente no país", escreve Tsakalotos em uma carta enviada aos seus colegas da zona do euro e à qual a AFP teve acesso.

Segundo Tsakalotos, esta "declaração clara" do Eurogrupo tem que destacar que "a Grécia está no bom caminho".

"Isso contribuiria para transformar o círculo vicioso das medidas de austeridade em um círculo virtuoso baseado no crescimento", afirma.

Na reunião do Eurogrupo de segunda-feira, os 19 ministros das Finanças da zona do euro abordarão novamente a avaliação das reformas na Grécia, exigidas pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) após o empréstimo internacional concedido ao país no verão de 2015.

Depois de meses de discussões, estas reformas não conseguiram a aprovação dos credores, particularmente por culpa das divergências entre a UE e o FMI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos