Irã testou novo míssil balístico no fim de abril

Teerã, 9 Mai 2016 (AFP) - O Irã testou no fim de abril um novo míssil com alcance de 2.000 quilômetros após uma série de disparos efetuados em março, anunciou o general Ali Abdolahi, subcomandante do Estado-Maior do exército iraniano, citado pelo site da televisão estatal.

"Um míssil com alcance de 2.000 km foi testado há duas semanas", afirmou o general Abdolahi, antes de explicar que o míssil tinha margem de erro de oito, algo insignificante de acordo com o militar.

"Podemos guiar este míssil balístico, sai da atmosfera terrestre e retorna em seguida para atingir o alvo sem erro", completou.

No início de março, o Irã efetuou vários lançamentos de mísseis de curto, médio e longo alcance (de 300 a 2.000 quilômetros) em diferentes pontos do território iraniano, a maioria a partir de bases subterrâneas.

O programa balístico do Irã foi criticado por Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Alemanha, que consideram que alguns mísseis têm capacidade de transportar armas nucleares, algo que Teerã nega de maneira categórica.

Os quatro países consideraram no final de março que os testes de mísseis balísticos eram contrários às resoluções da ONU e pediram ao Conselho de Segurança a adoção de medidas contra esta violação.

O Parlamento iraniano, que tem mandato até o fim de maio, aprovou há duas semanas uma nova lei para aumentar a capacidade balística do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos