Kim Jong-Un é anunciado como presidente do partido único da Coreia do Norte

Pyongyang, 9 Mai 2016 (AFP) - O dirigente norte-coreano Kim Jong-Un recebeu um novo título nesta segunda-feira, o de presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em um inabitual congresso do partido único do país.

O chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong-Nam, cujo cargo é amplamente honorário, fez o anúncio à imprensa estrangeira convidada ao primeiro congresso do partido em 36 anos.

Kim Jong-Un, herdeiro de uma dinastia que governa o país desde sua criação em 1948, tinha até o momento o título de primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores.

O novo cargo reforçará sua autoridade.

Analistas consideravam esta reunião excepcional do partido como uma maneira de estabelecer o status do jovem dirigente, que chegou ao poder após a morte do pai Kim Jon-Il em dezembro de 2011 como líder supremo da Coreia do Norte.

Kim Jong-Il tinha o título de secretário-geral eterno do partido. O avô do atual dirigente, Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte, conserva o título de presidente eterno da nação apesar de ter falecido em 1994.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos