Presidente do Eurogrupo quer acordo sobre dívida grega em 24 de maio

Bruxelas, 9 Mai 2016 (AFP) - O presidente da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, declarou nesta segunda-feira que espera um acordo sobre a dívida grega em 24 de maio, na próxima reunião dos 19 ministros das Finanças da Eurozona.

"Hoje tivemos um primeiro debate sobre questões de fundo e, em seguida, tentaremos resolver a questão até 24 de maio", afirmou Dijsselbloem ao chegar a uma reunião especial dos ministros das finanças da zona do euro, em Bruxelas.

"Os alemães estão relutantes (...) Vamos falar com eles", acrescentou o ministro das Finanças holandês.

Pela primeira vez desde a adoção do plano de resgate de 2015, a questão do alívio da dívida abismal deste país (cerca de 180% do PIB) entra na ordem do dia da reunião extraordinária dos 19 ministros das Finanças.

"Este dia é muito importante porque, pela primeira vez, a questão da dívida está na agenda de uma reunião do Eurogrupo", disse o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras no Twitter.

"O alívio da dívida vai criar um clima completamente novo para a economia grega. Isto vai dar oxigênio para as finanças do país", acrescentou.

O debate promete ser feroz entre os europeus, mas é um motivo de satisfação para Atenas, que o exigia há tempos e que recebeu o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI).

axr-clp/ger/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos