Três policiais e dois civis mortos em ataque shebab na Somália

Mogadíscio, 9 Mai 2016 (AFP) - Extremistas islâmicos mataram três policiais em um ataque com bomba e bomba e armas de fogo nesta segunda-feira contra a sede da polícia de transportes em Mogadíscio, capital da Somália, informou uma fonte oficial.

Os criminosos, o motorista de um automóvil e um homem armado que tentou entrar no edifício, também morreram, assim como dois civis aparentemente mortos pelos agentes que responderam ao ataque, que foi reivindicado pelos insurgentes islamitas shebab, ligados à Al-Qaeda.

"No ataque estiveram envolvidos dois shebab, um que dirigia um automóvel repleto de explosivos e outro que tentou entrar na sede da polícia antes de ser morto. Perdemos três policiais", afirmou Abdifatah Omar Halane, porta-voz do governo local.

"Dois civis morreram em uma rua próxima", completou, antes de informar que os policiais suspeitos foram detidos.

Os shebab lutam contra o governo central da Somália, apoiado pela comunidade internacional e defendido pela força da União Africana na Somália (AMISOM), que tem 22.000 homens.

Os shebab foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011. Depois também perderam a maior parte de seus redutos, mas continuam controlando amplas zonas rurais, de onde executam suas operações de guerrilha e outros atentados suicidas.

nur-tmc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos