Barack Obama fará visita histórica a Hiroshima em maio

Washington, 10 Mai 2016 (AFP) - O presidente Barack Obama visitará Hiroshima, cidade destruída por uma bomba nuclear americana ao fim da II Guerra Mundial, durante sua próxima viagem ao Japão, em maio, a primeira visita ao local de um presidente dos Estados Unidos em exercício, informou a Casa Branca.

"O presidente fará uma visita histórica a Hiroshima, com o primeiro-ministro (Shinzo) Abe, para ressaltar seu compromisso com a paz e a segurança em um mundo sem armas nucleares", indicou a Casa Branca.

Há meses os rumores sobre a visita do presidente - e Prêmio Nobel da Paz - circulavam no Japão e nos Estados Unidos, e se intensificaram há algumas semanas quando o secretário de Estado, John Kerry, visitou o local.

"Jamais esquecerei as imagens" expostas, que "reviram o estômago", declarou Kerry no dia 11 de abril após sua visita ao museu da cidade mártir, onde é oferecido um testemunho comovente do desastre nuclear que devastou Hiroshima.

No dia 6 de agosto de 1945 às 08h15, o bombardeiro americano "Enola Gay" lançou uma bomba atômica sobre a cidade. Ao menos 140.000 pessoas morreram na hora ou como consequência da radiação e de queimaduras.

Além desta histórica visita, Obama participará no Japão de uma reunião do G7 na cidade de Ise-Shima. Chegará ao país procedente do Vietnã, onde planeja permanecer por alguns dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos