Dezenas de imigrantes encontrados a bordo de caminhão na Macedônia

Skopje, 10 Mai 2016 (AFP) - Um total de 69 imigrantes de origem afegã, paquistanesa, iraquiana e síria foram encontrados na segunda-feira pela polícia macedônia a bordo de um caminhão que circulava em direção à União Europeia, anunciou nesta terça-feira o ministério macedônio do Interior.

Desde o fechamento da fronteira entre Grécia e Macedônia em fevereiro, a rota dos Bálcãs, que desde o verão de 2015 é utilizada por centenas de milhares de imigrantes, está oficialmente fechada. Mas muitos deles seguem tentando passar, escondidos dentro de carros ou caminhões.

Esses grupos são detectados regularmente na Macedônia, mas também na Sérvia, onde utilizam rotas alternativas com a ajuda de guias locais.

Segundo a polícia macedônia, os 69 imigrantes que foram descobertos estavam escondidos em um caminhão que circulava na estrada em direção à Skopje e proveniente de Gevgelija, uma cidade fronteiriça com a Grécia, até o campo grego de Idomeni, onde 9.682 imigrantes continuavam bloqueados na terça-feira a espera de serem aceitos como refugiados, segundo cifras oficiais gregas.

Segundo a Oficina Internacional de Migrações (OIM), mais de 185.000 migrantes e refugiados chegaram por mar em 2016 à Europa. Até a data havia morrido um total de 1.357 ao tentarem atravessar o Mediterrâneo.

jmi-ng/mr/jz/lmm/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos