Kim Jong-Un lidera desfile após ser nomeado presidente do Partido dos Trabalhadores

Pyongyang, 10 Mai 2016 (AFP) - O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, liderou nesta terça-feira um grande desfile em Pyongyang para celebrar o último congresso do Partido dos Trabalhadores, que o elegeu seu presidente.

Kim presidiu o evento de um palanque na gigantesca Praça Kim Il-Sung, situada no centro de Pyongyang, onde milhares de pessoas agitaram ramos de flores para saudá-lo.

Os desfiles militares são comuns na Coreia do Norte para celebrar datas importantes e para mostrar as últimas aquisições bélicas, incluindo mísseis balísticos de longo alcance ainda em fase de desenvolvimento.

Mas o desfile desta terça-feira teve um caráter civil, apesar da apresentação de certas maquetes de mísseis e foguetes.

O chefe de Estado, Kim Yong-Nam, cujo cargo é decorativo, felicitou Kim Jong-Un por sua eleição como presidente do Partido dos Trabalhadores.

"A eleição mostrou (...) a absoluta confiança (...) dos militares e do povo no grande líder Kim Jong-Un", disse Kim Yong-Nam.

Herdeiro de uma dinastia que governa o país desde sua criação, em 1948, Kim Jong-Un tem agora o título de primeiro-secretário do Partido dos Trabalhadores.

Os participantes do desfile agitaram flores de papel, balões e bandeiras do partido. Alguns exibiam cartazes com os dizeres "longa vida ao camarada Kim Jong-Un, grande líder do nosso país e do nosso povo" e "Glória ao nosso querido líder".

bur/sh-gh/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos