Podemos e IU se unem para eleições legislativas na Espanha

Madri, 10 Mai 2016 (AFP) - O partido esquerda radical Podemos estabeleceu uma aliança eleitoral com o rival 'Izquierda Unida' (IU) para uma participação conjunta nas eleições gerais de 26 de junho, com o objetivo de superar o Partido Socialista, segunda maior força política da Espanha.

O acordo será submetido à aprovação das bases dos dois partidos na terça-feira e quarta-feira.

Mas os dois partidos, Podemos, fundado em 2014, e IU, coalizão estabelecida ao redor do Partido Comunista, já consideram histórico o "pré-acordo".

Tomando como base os resultados das eleições de dezembro, a aliança pode deslocar para a terceira posição o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que recebeu mais de 5,5 milhões de votos. Podemos e seus aliados receberam 5,18 millones e a IU mais de 900.000.

Mas as pesquisas realizadas desde então apontam uma queda nas intenções de voto do Podemos e um avanço para a IU.

As eleições de dezembro acabaram com a divisão tradicional do Parlamento em dois grandes blocos, conservador e socialista, com o avanço do Podemos e do partido liberal Ciudadanos.

Mas os quatro principais partidos da Espanha foram incapazes de formar uma coalizão de governo, o que obrigará os espanhóis a retornar às urnas em junho.

pmr-lbx/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos