Reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria será em 17 de maio em Viena

Moscou, 10 Mai 2016 (AFP) - Copresidido por Rússia e Estados Unidos, o Grupo Internacional de Apoio à Síria (GIAS) se reunirá em 17 de maio em Viena - anunciou a diplomacia russa nesta terça-feira.

"Está previsto", respondeu a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, em resposta a uma pergunta da AFP sobre uma reunião do GIAS no dia 17 desse mês em Viena e com a participação do ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Na segunda-feira, Moscou e Washington prometeram redobrar os esforços para encontrar uma solução política para o conflito sírio.

A Rússia se comprometeu a pressionar Damasco para que limite seus bombardeios, e os Estados Unidos prometeram, por sua vez, aumentar o apoio a seus aliados regionais para ajudá-los a impedir a circulação de combatentes, de armas, ou de meios de apoio financeiro às organizações terroristas através de suas fronteiras, conforme declaração comum publicada na segunda-feira.

O ministro Lavrov conversou por telefone com o secretário de Estado americano, John Kerry, sobre "os meios para superar o conflito sírio, graças à consolidação do cessar-fogo" em Aleppo, principal campo de batalha na Síria, de acordo com uma nota divulgada pela Chancelaria russa.

Uma trégua temporária entre as forças do governo e os grupos rebeldes voltou a ser instaurada na semana passada. Ontem, o Exército sírio anunciou a extensão da trégua em Aleppo até a meia-noite de quarta (18h no horário de Brasília).

Depois de conversar com Kerry, Lavrov telefonou para o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, para falar da próxima reunião do GIAS, segundo a mesma fonte.

O GIAS nasceu no outono (do hemisfério norte) de 2015 em Viena e é composto por 17 países e três organizações multilaterais. O grupo inclui Irã, Arábia Saudita e as potências europeias e conseguiu entrar em um consenso sobre um roteiro para uma solução política e diplomática do conflito, validada em dezembro mediante uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

mp/kat/pjl/jz/lmm./ma/tt/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos