Construção europeia está 'em perigo', diz chanceler francês

Berlim, 11 Mai 2016 (AFP) - A construção europeia "está indiscutivelmente em perigo", minada pela incapacidade de organizar o acolhimento dos refugiados, pelas ameaças do Brexit e pelo impulso do populismo - declarou o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, nesta quarta-feira.

"O exemplo mais evidente é, claro, a resposta para o fluxo maciço de refugiados", considerou o chanceler, em um encontro com representantes da socialdemocracia alemã, em Berlim.

Ele também condenou a adoção "muito tardiamente" da distribuição dos pedidos de asilo entre os Estados-membros do bloco.

"O que não funcionou? (...) Devemos nos fazer essa pergunta e tirar as lições dos últimos meses", completou.

Desde as chamadas "Primaveras árabes" - "que a Europa não soube antecipar" -, os conflitos na Síria, no Iraque e na Líbia se tornaram "uma fonte de ameaça", lançando "centenas de milhares" de pessoas nas estradas e alimentando os riscos de ataques terroristas, comentou Ayrault.

Diante do acúmulo de crises, a Europa "age, às vezes, como o culpado ideal", uma posição que "avança" por todo o lado, apontou o ministro francês, evocando - ao mesmo tempo - a tentação do Brexit e as investidas eleitorais da direita populista.

ylf-cfe/pjl/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos