Fogo em Fort McMurray, no Canadá, continua fora de controle

Edmonton, Canadá, 11 Mai 2016 (AFP) - O imenso incêndio florestal que provocou a evacuação da cidade petroleira canadense de Fort McMurray e arredores continua fora de controle, mas avança mais lentamente devido ao clima mais frio e úmido, informou nesta quarta-feira o corpo de bombeiros da província de Alberta (oeste).

Cerca de metade dos 1.550 bombeiros da província combatem o fogo que começou há dez dias e devastou mais de 2.290 km2 de floresta, além de destruir 2.400 casas na cidade e nos arredores de Fort McMurray, onde cerca de 100.000 personas foram evacuadas.

"Já sabemos que os danos causados por estes incêndios serão na casa dos bilhões de dólares e levarão anos para serem reparados", declarou o presidente da Cruz Vermelha canadense, Conrad Sauvé, ao anunciar medidas de ajuda aos afetados.

Dos 67 milhões de dólares canadenses (cerca de 52 milhões de dólares americanos) entregues pela Cruz Vermelha há uma semana, 50 milhões serão remetidos imediatamente aos evacuados, disse Sauvé em uma coletiva de imprensa conjunta com a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley.

A Cruz Vermelha vai entregar 600 dólares por adulto e 300 para cada um dos seus dependentes.

Essa ajuda se soma à já anunciada pela província de Alberta, que desde quarta-feia começou a oferecer 1.250 dólares por adulto e 500 por dependente, o que corresponde a um total de 100 milhões de dólares canadenses do orçamento provincial.

O risco de novos incêndios continua alto no oeste canadense, por causa do clima extremamente seco e quente das últimas semanas, incomum para esta época do ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos