Santos recebe apoio dos EUA ao pós-conflito na Colômbia

Londres, 11 Mai 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, considerou nesta quarta-feira que a paz na Colômbia exigirá um compromisso mundial e ofereceu nesta quarta-feira seu apoio ao presidente Juan Manuel Santos em Londres.

"Nós os encorajamos a levar isso a um bom resultado e estamos plenamente comprometidos com o processo posterior ao acordo", disse Kerry à imprensa, junto ao presidente Santos, ao término da reunião em um hotel de Londres.

Os dois dirigentes estão na capital britânica para participar da cúpula internacional contra a corrupção que será presidida na quinta-feira pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Kerry estimou que "a aplicação do acordo exigirá um compromisso mundial significativo", descrevendo os mais de 40 anos de conflito entre o Estado e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "como a guerra mais longa da América e uma das mais longas do mundo".

"Os Estados Unidos, o presidente (Barack) Obama, estão muito comprometidos, não apenas em alcançar o documento" de paz, "mas em ajudar a alcançar uma paz verdadeira", disse Kerry, que não especificou de que modo Washington pensa em ajudar Bogotá.

Santos agradeceu a Washington. "Estamos muito agradecidos pelo apoio que recebemos dos Estados Unidos desde o início, um apoio crucial".

"Esperamos que em um futuro próximo possamos completar (o acordo de paz) e começar a construir a verdadeira paz", afirmou.

Em declarações posteriores, o presidente colombiano deu pistas da ajuda que Washington pretende fornecer.

"Com Kerry repassamos como ia o processo de paz, eles vieram nos apoiando em tudo e falamos muito sobre o pós-conflito", narrou Santos.

"Um dos temas onde os Estados Unidos nos ajudaram muito e querem nos ajudar ainda mais é na luta contra o crime organizado. É um aspecto no qual já hoje os (bons) resultados que estamos dando têm a ver com a ajuda em matéria de inteligência dos Estados Unidos".

Santos também citou a desminagem e os projetos de substituição dos cultivos de coca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos