Ameaça de incêndios no Canadá reduz, mas evacuados ainda não podem retornar

Montreal, 12 Mai 2016 (AFP) - Os riscos dos incêndios florestais massivos que levaram à evacuação da cidade canadense de Fort McMurray diminuíram, mas ainda vai levar tempo para que os habitantes possam voltar para suas casas, informaram as autoridades na quinta-feira.

Equipes de emergência restauraram a eletricidade no centro da cidade, mas ainda há problemas com o fornecimento de gás, o abastecimento de água potável e o sistema de esgoto.

"À medida que a ameaça imediata vai diminuindo, caminhamos em direção à estabilização e à recuperação para que os habitantes possam retornar quando for seguro", disse ministra de assuntos municipais da província de Alberta, Danielle Larivee, durante uma coletiva de imprensa.

O governo ainda precisa terminar de inspecionar 520 casas e prédios que sofreram danos, além dos 2.400 imóveis que foram completamente destruídos pelas chamas.

O único hospital em centenas de quilômetros foi afetado pela água e pela fumaça, e precisa ser limpo, disse Larivee.

Toda a cidade, de 100.000 de habitantes, foi evacuada na semana passada. A região mais afetada foi a periferia, enquanto boa parte do centro não sofreu danos.

"Eu sei que estas não são as notícias que os moradores de Fort McMurray queriam ouvir. Mas é o que precisamos fazer para garantir a segurança", disse Larivee.

A ministra acrescentou que nos próximos dez dias o governo vai apresentar um plano detalhado de retorno para os evacuados.

O incêndio principal, que destruiu 2.410 km² em doze dias, continua a se estender nesta quinta-feira, devastando zonas não habitadas a 25 km da província vizinha de Saskatchewan, disse o chefe dos bombeiros de Fort McMurray, Darby Allen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos