Político republicano de NY é condenado a cinco anos de prisão por corrupção

Nova York, 12 Mai 2016 (AFP) - O ex-presidente da maioria republicana no Senado do estado de Nova York, Dean Skelos, foi condenado nesta quinta-feira a cinco anos de prisão por corrupção.

A sua condenação, anunciada pelo promotor federal de Manhattan, Preet Bharara, chegou alguns dias depois da do democrata Sheldon Silver, ex-presidente da assembleia legislativa do estado, condenado no último 3 de maio a 12 anos de prisão por razões similares.

Silver, um dos políticos mais poderosos do estado de Nova York, havia obtido de forma indevida 5.2 milhões de dólares.

Dean Skelos também havia sido declarado culpado em 11 de dezembro do ano passado por ter utilizado a sua posição oficial para obter de três empresas mais de 300.000 dólares em subornos pagos indevidamente entre 2001 e 2015, em troca de ajuda a essas companhias.

Este dinheiro era entregue ao seu filho Adam, que também foi condenado nesta quinta a seis anos e meio de prisão.

Skelos, que havia expressado seus "profundos remorsos" antes do pronunciamento de sua pena, deverá pagar, também, 500.000 dólares de multa e uma sanção às autoridades de 334.120 dólares. Adam Skelos, por sua vez, deverá pagar a mesma sanção.

"As condenações quase simultâneas de Sheldon Silver e de Dean Skelos, cujos delitos de corrupção foram expostos em julgamentos justos e públicos, são inéditas. Assim como Silver e Skelos merecem sua pena de prisão, os habitantes de Nova York merecem o melhor", destacou o promotor Bharara em um comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos