Christian Kern eleito chanceler da Áustria e líder do Partido Social-Democrata

Viena, 13 Mai 2016 (AFP) - O diretor da companhia nacional de trens austríaca, Christian Kern, foi eleito nesta sexta-feira pelos sociais-democratas austríacos como novo chanceler e líder do partido SPO após a renúncia de Werner Faymann, indicou o chefe interino do SPO, citado pela agência de notícias APA.

"A decisão foi tomada", declarou depois de uma reunião de líderes de federação do SPO Wolfgang Haüpl, prefeito de Viena, acrescentando que as instâncias da direção do partido a validarão formalmente na terça-feira.

A votação de posse do novo chanceler no Parlamento deve ocorrer na quarta-feira. O SPO conta com uma maioria no Parlamento e governa desde 2008 em coalizão com os conservadores (OVP).

Desde segunda-feira, Kern havia conquistado o apoio das principais figuras do partido e na quinta-feira obteve o respaldo do poderoso SPO de Viena.

Após sete anos e meio no poder, Faymann anunciou de forma surpreendente sua renúncia, alegando que não contava com apoio suficiente dentro do partido depois que o candidato do SPO foi eliminado no primeiro turno das eleições presidenciais, que tiveram como candidato mais votado o representante da extrema-direita (FPO) Norbert Hofer.

Diretor da companhia nacional austríaca de ferrovias OBB desde 2010, Kern, ex-conselheiro ministerial do SPO em sua juventude, organizou as contas da empresa pública e iniciou boas relações com os sindicatos.

bur-smk/at/jvb/erl/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos