Incêndios continuam ativos no Canadá e impedem retorno de evacuados

Montreal, 16 Mai 2016 (AFP) - O governo da província canadense de Alberta informou na segunda-feira que os incêndios na região de Fort McMurray continuam ativos, de modo que ainda não há condições para o regresso dos evacuados.

Novos incêndios florestais surgiram no resto da província durante o fim de semana. Dos 15 incêndios ainda em atividade na segunda-feira, três estão fora de controle, disse Rachel Notley, primeira-ministra desta província localizada no oeste do Canadá, em uma coletiva de imprensa transmitida pela televisão.

Mais de 2.842 km2 foram queimados na área de Fort McMurray - cerca de 400 km2 deles nos últimos três dias, segundo o último relatório do departamento de bombeiros da província.

O incêndio massivo continua fora de controle e avança para o leste, e se encontra a apenas 10 ou 12 quilômetros da fronteira com a província de Saskatchewan, declarou Notley.

Dois incêndios menores também estão fora de controle em Whitecourt, cerca de 180 quilômetros ao noroeste de Edmonton, capital de Alberta, onde foram evacuadas cerca de 200 pessoas.

Em Fort McMurray, continuam os trabalhos para restabelecer o abastecimento de água e de gás, e para consertar infraestruturas afetadas. Um programa de retorno dos habitantes deve ser divulgado nos próximos dias.

Embora a eletricidade tenha sido restaurada em todas as áreas habitadas da cidade, surgiu um incêndio um quilômetro ao sul, e outros ainda estão ativos ao oeste e ao norte da cidade, cobrindo Fort McMurray com uma espessa nuvem de fumaça, disse Notley.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos