Iraque inicia ofensiva para tentar retomar cidade do EI

Bagdá, 16 Mai 2016 (AFP) - As forças iraquianas iniciaram nesta segunda-feira uma ofensita pra tentar retomar do grupo Estado Islâmico o controle da cidade de Rutba, na província de Al-Anbar (oeste).

De acordo com um comunicado divulgado pelo comando conjunto de operações, forças especiais, soldados, policiais, guardas de fronteira e combatentes paramilitares pró-governo participam na operação, com blindados, artilharia e apoio aéreo do exército iraquiano e da coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos.

Rutba, que fica a mais de 400 km de Bagdá, está localizada entre a capital iraquiana e a fronteira com a Jordânia. A cidade está sob controle do EI desde 2014.

"Rutba é importante para o inimigo. É uma zona de apoio para ele", afirmou na semana passada o porta-voz das forças americanas no Iraque, o coronel Steve Warren.

O EI utiliza a localidade para "organizar e preparar suas forças para operações na principal zona de combate", completou.

De acordo com Warren, a cidade abriga algumas centenas de combatentes do EI.

Em junho de 2014, o grupo extremista executou uma ofensiva relâmpago e conseguiu assumir o controle de vários territórios ao oeste e ao norte de Bagdá.

Desde então, as forças iraquianas recuperaram terreno na grande província de Al-Anbar, reconquistando Ramadi e a cidade de Hit.

No entanto, muitas áreas da província continuam sob controle dos extremistas, como Fallujah, além da maior parte da província de Nínive (norte), incluindo sua capital, Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

O EI também mantém a capacidade de atacar territórios controlados pelo governo federal, como Bagdá, onde três atentados reivindicados pelo grupo deixaram quase 100 mortos em apenas um dia da semana passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos