Medina lidera apuração das eleições dominicanas com mais 60% dos votos

Santo Domingo, 16 Mai 2016 (AFP) - O presidente da República Dominicana, Danilo Medina, tem 61,9% dos votos, segundo o primeiro boletim oficial divulgado pela Junta Central Eleitoral (JCE) após as eleições de domingo.

Se o resultado for confirmado, Medina garantirá a reeleição no primeiro turno

Medina, do Partido da Libertação Dominicana (PLD) - que está no poder há 12 anos - supera com folga o principal rival, Luis Abinader, do Partido Revolucionário Moderno (PRM), que aparece com 35,1% dos votos.

Simpatizantes de Medina se reuniram na sede da campanha para aguardar os resultados.

Se receber mais de 50% dos votos, Medina, economista e químico de 64 anos, vai conquistar a reeleição.

O domingo de votação na República Dominicana foi marcado por problemas de logística, atrasos na abertura das seções eleitorais e na apuração, assim como incidentes isolados de violência, que deixaram um morto.

Se o resultado parcial for confirmado, Medina vai superar com folga os 51,2% de votos recebidos em 2012. Na ocasião ele foi eleito sem a opção de reeleição imediata, mas em 2015 conseguiu aprovar uma reforma constitucional que permitiu a busca do segundo mandato, após acordos políticos com opositores.

O presidente foi o favorito em toda a campanha, graças em parte a uma oposição dividida. Em 2014 o outrora poderoso Partido Revolucionário Dominicano (PRD) sofreu uma cisão, da qual nasceu o PRM.

Os dominicanos votaram para escolher o presidente e o vice-presidente, assim como 32 senadores, 190 deputados e autoridades municipais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos