Papa Francisco evoca possível visita à França

Paris, 16 Mai 2016 (AFP) - O papa Francisco evocou uma possível visita à França, mas não soube dizer quando esta viagem acontecerá, em uma entrevista ao jornal La Croix a ser publicada na terça-feira.

"No ano passado, houve algumas hipóteses sobre essa viagem, incluindo uma visita a Paris e seus subúrbios, a Lourdes e a uma cidade que nenhum papa visitou, Marselha, por exemplo, que representa uma porta aberta para o mundo", disse ele.

O pontífice argentino observou que tanto o presidente da França, François Hollande, como a conferência episcopal francesa o convidaram, mas disse que não sabe a data da viagem.

"O próximo ano é eleitoral na França e, em geral, a prática da Santa Sé é a de não realizar este tipo de viagem nesse período", disse ele.

Embora a França seja "a filha mais velha da Igreja... mas não a mais fiel" e "uma terra de grandes santos, grandes pensadores", o Papa voltou a criticar o governo francês por "exagerar no laicismo".

Em uma concepção "herdada do Iluminismo", de acordo com ele, as religiões são consideradas "como uma subcultura e não uma cultura de pleno direito", estimou.

"A França deve dar um passo a frente neste domínio para aceitar que a abertura à transcendência é um direito de todos", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos