Israel prende deputado palestino do Hamas na Cisjordânia

Ramallah, Territórios palestinos, 17 Mai 2016 (AFP) - O exército israelense prendeu um deputado do movimento islâmico Hamas, o sétimo legislador palestino atualmente detido pelo Estado judeu, informou nesta terça-feira uma ONG.

Abdel Jaber al Fuqaha, originário da aldeia de Sinjil, no norte da Cisjordânia ocupada, foi preso junto com outros 11 palestinos, indicou o Clube de Prisioneiros Palestinos, sem poder especificar as acusações contra eles.

Fuqaha já havia sido preso em outras ocasiões pelo exército israelense em operações contra deputados, ativistas e líderes do Hamas, o movimento islâmico que governa a Faixa de Gaza, considerado uma organização "terrorista" por Israel.

Um porta-voz militar confirmou à AFP que o parlamentar havia sido preso, bem como outros quatro palestinos, durante a madrugada na Cisjordânia.

Al Fuqaha foi preso por "pertencer ao Hamas", acrescentou o porta-voz.

De acordo com ONGs palestinas, mais de 7.000 palestinos estão atualmente detidos em Israel, sete deles membros do Conselho Legislativo da Palestina, incluindo quatro do Hamas.

O Conselho Legislativo não se reúne desde os confrontos de 2007 entre o Hamas e a Autoridade Palestina, que governa a Cisjordânia, pelo controle da Faixa de Gaza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos