Egito quer relançar processo de paz entre israelenses e palestinos

Cairo, 18 Mai 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu nesta quarta-feira no Egito com o presidente Abdel Fatah al-Sissi, que pediu para relançar o processo de paz entre palestinos e israelenses.

O chefe de Estado egípcio disse na terça-feira que o seu país estava pronto para "prestar todo o apoio" para contribuir para uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos, considerando que os dois lados estão diante de uma "oportunidade real".

Durante o encontro, Kerry expressou seu "apreço" pelas declarações de Sissi, nas quais viu um "forte apoio para o avanço da paz", indicou um porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

Mais cedo, uma autoridade americana afirmou aos jornalistas que acompanham Kerry que o secretário de Estado deseja "saber mais, pelo próprio presidente, sobre o papel que (Sissi) quer desempenhar" na retomada do processo de paz entre palestinos e israelenses.

A última tentativa de fazer avançar o processo, conduzida pelo mesmo John Kerry, fracassou em abril de 2014 e desde então está em ponto morto.

John Kerry reiterou o compromisso dos Estados Unidos "para ajudar o Egito a combater o terrorismo, reforçar o crescimento econômico e consolidar as suas instituições democráticas", disse Toner.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos