Israel faz teste bem-sucedido de sistema antimísseis

Jerusalém, 18 Mai 2016 (AFP) - Israel testou com sucesso o sistema de interceptação marítima de mísseis "Cúpula de Ferro do Mar", em referência ao sistema terrestre destinado a derrubar projeteis de curto alcance - anunciou o Exército nesta quarta-feira.

Capaz de derrubar foguetes como os lançados da Faixa de Gaza, o sistema destruiu vários mísseis durante o teste, disse à imprensa o chefe dos Sistemas de Operações da Marinha israelense, Ariel Shir.

Esse teste "demonstra a capacidade da Marinha israelense de proteger os interesses estratégicos no mar contra os ataques de mísseis de curto alcance", declarou.

Há duas semanas, Israel pôs em andamento o sistema "Cúpula de Ferro" contra os lançamentos de foguetes palestinos durante a guerra de Gaza de julho e agosto de 2014.

Um vídeo publicado pelo Exército israelense mostra uma plataforma de lançamento instalada em um navio, disparando para alvos aéreos e, depois, interceptando um míssil.

O sistema já está operacional, mas ainda é preciso "um pouco de tempo" até que seja completamente integrado aos sistemas de armas da Marinha, disse Ariel Shir.

Entre os interesses israelenses no mar Mediterrâneo, está uma importante plataforma de gás cerca de 30 km da costa de Gaza. No passado, o Hamas tentou atingi-la, sem sucesso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos