Terremoto de 6,7 volta a sacudir o Equador; o segundo em um dia

Quito, 18 Mai 2016 (AFP) - Um terremoto de 6,7 graus de magnitude sacudiu nesta quarta-feira o Equador, que há um mês foi atingido por um forte sismo que deixou 700 mortos, segundo um boletim confirmado do Instituto Geofísico de Quito.

A entidade tinha indicado em um relatório preliminar que o tremor registrado às 11h47 locais (13h47 de Brasília) - o segundo do dia - tinha sido de 7,2 graus.

Após o sismo de 6,8 graus, registrado esta madrugada, o país foi atingido por um novo tremor de 6,7 graus com epicentro na província costeira de Esmeraldas, no nordeste do país, na fronteira com a Colômbia, segundo o Instituto Geofísico.

Os epicentros das duas réplicas do terremoto de 7,8 graus de 16 de abril foram localizados perto do balneário de Mompiche, Esmeraldas.

"Réplica similar à desta madrugada. Intensidade 6,8, epicentro Mompiche. Não há alerta de tsunami. Em breve informe de possíveis danos", reportou o presidente Correia em sua conta no Twitter.

O novo terremoto, com várias réplicas de até 5,1 graus de magnitude e que foi sentido fortemente em várias localidades, inclusive na cidade colombiana de Cali, gerou alerta em Quito, onde as pessoas evacuaram edifícios, casas e entidades públicas como a chancelaria, constatou a AFP.

Muitas pessoas permaneciam nas ruas e parques como o de La Carolina, no norte da capital e onde fica o escritório da AFP.

O tremor de 6,8 graus das 02H57 locais (04H57 de Brasília) de quarta-feira causou alarme e deixou seis feridos e pequenos danos materiais.

O terremoto de um mês atrás devastou Esmeraldas e principalmente a vizinha província de Manabi (oeste), causando a morte de 700 pessoas, enquanto 29.000 desabrigados ainda permanecem em albergues.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos