França anuncia conferência de paz sobre Oriente Médio em 3 de junho

Bruxelas, 19 Mai 2016 (AFP) - A conferência internacional de Paris para tentar relançar o processo de paz entre israelenses e palestinos será realizada no dia 3 de junho, anunciou nesta quinta-feira, em Bruxelas, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Marc Ayrault.

O secretário de Estado americano, John Kerry, que se reuniu com seu colega francês à margem de uma reunião da Otan, confirmou sua participação nesta conferência, questionada pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Aproveitei esta reunião bilateral [com Kerry] para analisar a iniciativa da França para (...) relançar o processo de paz no Oriente Médio", disse Ayrault.

"Estamos em uma situação de crise particularmente perturbadora. A situação no terreno piora a cada dia", acrescentou.

Em um comunicado, Ayrault disse que vão participar nesta conferência, "entre outros membros, o Quarteto [de paz para o Oriente Médio, formado por ONU, UE, Rússia e Estados Unidos], bem como vários parceiros europeus e árabes".

"Será uma oportunidade de reafirmar a mobilização da comunidade internacional em favor de uma solução de dois Estados" para o conflito entre israelenses e palestinos, acrescentou.

A conferência deve ser realizada sem a participação de delegados de palestinos e israelenses.

bur-pa/jz/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos