Regime sírio reconquista localidade perto de Damasco

Beirute, 19 Mai 2016 (AFP) - O exército sírio, com o apoio de milicianos xiitas do Hezbollah libanês, retomou nesta quinta-feira o controle de uma cidade perto de Damasco, até agora nas mãos dos rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"As forças do regime e do Hezbollah aproveitaram os confrontos entre [os grupos rebeldes Jaish al Islam e Faylaq al Rahman] na região de Guta Oriental para lançar uma grande ofensiva e assumir o controle de Deir al Asafir", indicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Os combates já duram três semanas na região Guta Oriental entre o poderoso grupo de inspiração salafista Jaish al Islam e facções lideradas pelo ramo sírio da Al-Qaeda, a Frente al-Nosra.

Em Deir al Asafir, 12 km ao sul da capital, mais de 6.000 pessoas, árabes e turcomanos, na sua maioria agricultores, viviam antes do início do conflito, em março de 2011.

Os grupos islâmicos controlavam a localidade desde 2012.

De acordo com Rami Abdel Rahman, o regime tenta recuperar o controle desde fevereiro, embora a cidade fizesse parte do acordo de cessar-fogo estabelecido em 27 de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos