Suposto membro do EI se explode em operação policial na Turquia

Istambul, 19 Mai 2016 (AFP) - Um indivíduo se detonou durante uma operação policial em uma casa em Gaziantep, cidade turca próxima à fronteira síria - informou a agência Dogan, nesta quinta-feira, acrescentando que se tratava de um "terrorista" do grupo Estado Islâmico (EI).

"Um terrorista que se encontrava em um esconderijo do Daesh [acrônimo em árabe de EI] acionou seu cinturão de explosivos", ao constatar a presença dos policiais, completou a Dogan. Várias ambulâncias se deslocaram para o lugar da explosão.

Nenhum agente ficou ferido, noticiou a agência oficial Anatolia, segundo a qual o suicida morreu e outra pessoa pessoa presente na residência tinha sido detida.

A Turquia se encontra em estado de alerta máxima após sofrer uma série de atentados mortais vinculados com a reativação do conflito curdo ou atribuídos ao EI, que deixou dezenas de mortos.

O nível de vigilância era particularmente elevado na Turquia, feriado pela Festa da Juventude e do Esporte, em comemoração da "guerra de independência", lançada em 1919 por Mustafa Kemal Atatürk.

Membro da Otan e da coalizão anti-jihadista dirigida pelos Estados Unidos, a Turquia parece ter reforçado suas operações contra o EI no norte da Síria, onde os extremistas controlam zonas na fronteira turca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos