EUA lançam ataque aéreo contra chefe de talibãs afegãos

Washington, 21 Mai 2016 (AFP) - O chefe dos talibãs afegãos, mulá Akhtar Mansur, foi alvo, neste sábado, de um ataque aéreo americano em uma região paquistanesa na fronteira com o Afeganistão - anunciou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

O mulá "era o alvo e, provavelmente, está morto", disse uma fonte do governo que pediu para não ser identificada.

No ataque, também morreu um homem que acompanhava Mansur em um veículo, quando eles viajavam pelo sudoeste da cidade paquistanesa de Ahmad Wal.

Segundo a mesma fonte, esse bombardeio, realizado com "drones" (aviões não tripulados), foi autorizado pelo presidente Barack Obama.

Em nota, o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou que Mansur "foi líder dos talibãs e estava envolvido, ativamente, no planejamento de ataques contra instalações em Cabul e em todo o Afeganistão, representando uma ameaça para os civis afegãos, para as forças de segurança, para nossos efetivos e para nossos sócios da coalizão".

Akhtar Mansur foi nomeado chefe dos talibãs em julho de 2015, após a revelação de que o fundador do grupo, o mulá Omar, estava morto há dois anos.

"Desde a morte do mulá Omar e da tomada da liderança de Mansur, os talibãs lançaram muitos ataques que levaram à morte de dezenas de milhares de civis afegãos e de forças de segurança afegãs, assim como de vários efetivos dos Estados Unidos e da coalizão", completou Cook.

As autoridades ainda avaliam os resultados da incursão.

lby-faa/tu/tm/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos