Grupo chinês HNA, acionista da Azul, entra no capital da portuguesa TAP

Lisboa, 21 Mai 2016 (AFP) - O conglomerado chinês HNA, proprietário da Hainan Airlines e que comprou 23,7% da brasileira Azul em novembro, vai entrar no capital da empresa aérea TAP Portugal e poderá adquirir até 20% do mesmo, anunciou neste sábado Humberto Pedrosa, um dos acionistas privados da empresa portuguesa.

O HNA terá acesso direto ao capital da Atlantic Gateway, consórcio privado que possui 50% da TAP, "em um nível de 7%", informou o empresário português em coletiva de imprensa, em Lisboa.

A participação direta ou indireta do grupo chinês na TAP "poderá alcançar os 20%", acrescentou, graças à companhia brasileira Azul, que pertence ao segundo acionista da Atlantic Gateway, o empresário brasileiro-americano, David Neeleman.

Segundo o semanário português Expresso, a aquisição do HNA será realizada nos próximos três meses. O grupo chinês teria que adquirir parte dos 90 milhões de euros em obrigações conversíveis em ações, que serão emitidas pela Azul para trazer a TAP à tona.

A operação faz parte de um empréstimo no valor total de 120 milhões de euros. O Estado português poderia aportar EUR 30 milhões.

Os acionistas privados da TAP e o governo português assinaram na sexta-feira o acordo, anunciado no começo de fevereiro, para rescindir parcialmente a privatização da companhia.

O Estado aumentou, assim, sua parte da empresa, de 39% para 50% por 1,9 milhão de euros, transferidos para David Neeleman e Humberto Pedrosa, que detinham 61% das partes da TAP quando se decidiu privatizá-la, em 2015.

Em outubro, o governo conservador anterior de Pedro Passos Coelho tinha concluído esta venda, apesar das críticas da esquerda.

O socialista António Costa, atual primeiro-ministro graças ao apoio da esquerda radical, tinha prometido em seu programa que "não permitiria que o Estado perdesse mais da metade do capital da TAP".

ode/ib/es/tjc/mvv

HAINAN AIRLINES - HNA GROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos