Kerry se reúne com chanceler de Mianmar, Suu Kyi

Naypyidaw, Mianmar, 21 Mai 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, reúne-se com a ministra das Relações Exteriores de Mianmar, Aung San Suu Kyi, neste domingo, o primeiro encontro de alto nível do novo governo civil desse país.

A histórica líder de oposição também tem o cargo de conselheira de Estado, um título que lhe permite liderar o governo, embora a Constituição redigida nos tempos da junta militar lhe impedisse de se candidatar à Presidência. Quem ocupa esse cargo agora é seu aliado Htin Kyaw.

Kerry "se reunirá com a conselheira de Estado, não com o presidente", disse à AFP o porta-voz do governo, Zaw Htay, acrescentando que Htin Kyaw ainda está na Rússia para uma cúpula.

O Departamento de Estado declarou que a viagem de Kerry a Mianmar tem o objetivo de "apoiar o novo governo civil eleito democraticamente" e de "aprofundar as reformas democráticas e econômicas".

Há poucos dias, os Estados Unidos suspenderam os embargos financeiros e comerciais que pesavam sobre Mianmar, um gesto de reconhecimento da mudança política do país, após a histórica vitória de Suu Kyi e de seu partido, que pôs fim ao governo da junta militar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos