Obama embarca em viagem para Vietnã e Japão

Andrews Air Force Base, Estados Unidos, 21 Mai 2016 (AFP) - Barack Obama partiu neste sábado para uma viagem ao Vietnã e ao Japão, que inclui sua primeira visita a Hiroshima - a primeira já feita por um presidente americano em exercício.

Obama embarcou às 13h20 (14h20, horário de Brasília), a bordo do Air Force One. A primeira parada será na base aérea de Elmendorf, em Anchorage, no Alasca, para abastecer a aeronave.

Em parte, o objetivo dessa décima viagem de Obama à Ásia é encerrar dolorosos capítulos de duas guerras do século XX em uma região vista como vital para o futuro dos Estados Unidos.

Em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh, Obama destacará a importância de melhorar as relações com um país dinâmico que emerge rapidamente, mas que, para a maioria dos americanos, permanece como uma dura lembrança.

Um ponto alto da visita será o diálogo sobre a suspensão do embargo de armas americano, um último resquício de uma guerra que terminou em 1975.

No Japão, Obama participará de uma cúpula do G7 e fará história ao se tornar o primeiro presidente americano em exercício a visitar Hiroshima. Em 1945, o então presidente Harry Truman lançou a primeira bomba atômica mundial nessa cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos