Empate entre os dois candidatos presidenciais na Áustria (consultas)

Viena, 22 Mai 2016 (AFP) - Os dois candidatos às eleições presidenciais austríacas, Norbert Hofer - da extrema direita - e o ecologista Alexander van der Bellen apareciam empatados na tarde de domingo, segundo projeções de institutos de pesquisa após o fechamento das seções eleitorais.

Segundo as estimativas da TV pública ORF, Hofer, candidato do FPÖ, obteria 50,1% dos votos contra 49,9% do adversário neste segundo turno, com margem de erro de 2%.

A pequena diferença entre os dois candidatos poderia adiar o anúncio do nome do próximo presidente da Áustria para a segunda-feira.

Ainda deverão ser contabilizados os 900.000 votos por correio, opção escolhida por um recorde de 14% dos eleitores.

O voto por correio, incluído nas primeiras estimativas dos institutos de pesquisa, costuma ser pouco favorável ao FPÖ.

Uma vitória de Hofer, engenheiro aeronáutico de 45 anos, significaria a primeira vez que um representante de um partido de extrema-direita é eleito para estar à frente de um Estado da União Europeia.

No primeiro turno, realizado em 24 de abril, o FPÖ recebeu 35% dos votos, ficando bem na frente do ecologista Van der Bellen, professor universitário de 72 anos, que obteve 21,3% dos votos.

No sistema austríaco, o presidente não participa da gestão do dia a dia do país, mas conta com funções importantes como a de revogar um governo.

smk/phs/pjl/eg-tjc/es/mvv/db/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos