Topo

Paris, Moscou, Kiev e Berlim 'determinados' a aplicar acordos de Minsk

23/05/2016 23h37

Paris, 24 Mai 2016 (AFP) - Os presidentes de França, Rússia e Ucrânia e a chanceler da Alemanha conversaram por telefone nesta segunda-feira para reafirmar sua "determinação" na aplicação dos acordos de Minsk, enquanto prosseguem os confrontos no leste da Ucrânia, informou a presidência francesa.

François Hollande, Vladimir Putin, Petro Poroshenko e Angela Merkel "reiteraram seu apego aos acordos de Minsk", que preveem um cessar-fogo entre as forças armadas e separatistas no leste ucraniano, e sua "determinação para fazer o possível visando sua aplicação na íntegra e o mais cedo possível", destaca o Eliseu.

Nesta segunda-feira, o Exército anunciou que um soldado ucraniano morreu e outros três ficaram feridos após um ataque com morteiros no leste separatista, no último episódio violento na linha de frente, apesar da trégua em vigor.

Os quatro dirigentes insistiram na importância de se aplicar "todas as medidas necessárias para a consolidação da trégua, começando pela retirada das armas e das forças, e pela libertação dos prisioneiros", revelou o Eliseu.

Também destacaram "o trabalho realizado nas diferentes questões políticas, que devem conduzir, em particular, à celebração de eleições locais em Donbass, respeitando a lei ucraniana e os padrões da OSCE".

A Ucrânia vive há dois anos um conflito entre seu Exército e rebeldes separatistas pró-Rússia, que já deixou cerca de 9.300 mortos e um milhão e meio de deslocados.