UE formará guarda costeira líbia contra imigração clandestina

Bruxelas, 23 Mai 2016 (AFP) - A União Europeia (UE) aprovou, nesta segunda-feira, a ampliação do mandato de sua missão naval de luta contra o tráfico de pessoas no litoral líbio, "Sophia", para incluir a formação de guardas costeiros desse país.

"Recebemos uma carta" do primeiro-ministro do governo de unidade nacional líbio - que conta com o apoio da comunidade internacional, Fayez el-Sarraj - "convidando-nos a contribuir no treinamento dos guardas costeiros líbios", informou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"Decidimos prosseguir com o planejamento operacional" para poder começar "o quanto antes" com esta formação, da qual se conhece poucos detalhes, acrescentou Mogherini na coletiva de imprensa após uma reunião de ministros da UE, que adotaram a decisão em Bruxelas.

Os ministros também deram seu aval político à extensão por um ano do mandato da missão naval, estabelecida em abril de 2015, depois do trágico naufrágio na costa líbia de um navio com 850 migrantes.

O mandato da missão expira em julho.

A formação da guarda costeira líbia será feita por um dos seis navios de guerra que participam da operação "Sophia", relatou um alto responsável europeu.

Seus membros serão "selecionados" para evitar que desertem em favor de um grupo rival ao governo de unidade.

O objetivo é intensificar as patrulhas em águas territoriais líbias, onde os navios da missão "Sophia" não podem operar, o que limita o alcance dessa operação contra as organizações criminosas.

Em sua carta à UE, o primeiro-ministro El-Sarraj, que ainda não impôs sua autoridade em todo o país, pede "um apoio rápido para contribuir no treinamento da Marinha e da Guarda Costeira líbias, assim como do serviço de segurança", disse Mogherini.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos