Cerca de 500 bombeiros estrangeiros apoiam luta contra incêndio em Fort McMurray

Montreal, 26 Mai 2016 (AFP) - Cerca de 500 bombeiros estrangeiros apoiam seus colegas canadenses na luta contra o gigantesco incêndio florestal na região petroleira de Fort McMurray em Alberta (oeste), que nesta quinta-feira continuava fora de controle a quase quatro semanas de seu início.

Em seu balanço diário o serviço de incêndios informou que no total mais de 566.200 hectares de bosques e arbustos foram afetados pelas chamas. Apenas na última semana foram queimados mais de 60.000 hectares.

"A pedido do governo canadense, os Estados Unidos enviaram dez equipes formadas por um total de 200 bombeiros", informou a embaixada americana em Ottawa. Por sua parte, a África do Sul enviou outros 280 bombeiros.

O fogo iniciado em 1º de maio nos arredores de Fort McMurray, uma cidade do oeste canadense, foi alimentado pelos fortes ventos e pela seca nas regiões de bosques boreais.

No total, segundo as autoridade da província de Alberta, 2.054 bombeiros combatem as chamas apoiados por 88 helicópteros, 25 aviões e 256 veículos de obras públicas.

As chamas obrigaram evacuar cerca de 100.000 habitantes de Fort McMurray. Os trabalhadores das instalações petroleiras localizadas no norte da cidade começaram a se reintegrar a suas tarefas.

O retorno dos habitantes a Fort McMurray só começará a partir de 1º de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos