Topo

Exumados quinze dos 116 corpos encontrados em fossa 'oficial' no México

26/05/2016 00h55

Tetelcingo, México, 26 Mai 2016 (AFP) - Quinze dos 116 corpos encontrados em uma fossa cavada irregularmente pelas autoridades do estado de Morelos, no centro do México, já foram exumados, despertando esperanças entre os familiares de milhares de desaparecidos no país, informou um perito que participa dos trabalhos.

"Até o momento são 15 corpos. Quatro (exumados) ontem e onze hoje (quarta-feira)", revelou Héctor Rangel, coordenador de comunicação social e cultura da Procuradoria-Geral do estado de Morelos.

O Ministério Público reconheceu que 116 cadáveres foram enterrados nessas covas, em 28 de março de 2014, localizadas em um cemitério do povoado de Tetelcingo, no município de Cuautla, vizinho à Cidade do México.

De fato, as autoridades contam com processos de investigação de apenas 88 dos corpos colocados na fossa.

A exumação é acompanhada por familiares de desaparecidos de distintos pontos do país, onde há mais de 20 mil pessoas cujo paradeiro se desconhece, em meio à violência ligada ao tráfico de drogas.

A promotoria de Morelos, um dos estados com mais altos índices de sequestros no México, informou que a exumação vai durar uma semana.

Os corpos serão levados a outro cemitério de Tetelcingo, onde o governo construiu 25 túmulos de cimento com dez gavetas cada, para receber 250 corpos plenamente registrados que ficarão a disposição dos familiares.

str-jg/lr