Topo

Milhares de manifestantes são dispersados pela polícia em Bagdá

27/05/2016 14h21

Bagdá, 27 Mai 2016 (AFP) - As forças de segurança iraquianas dispersaram com bombas de gás lacrimogêneo milhares de manifestantes no centro de Bagdá que pretendiam seguir para a Zona Verde, onde está localizada a sede do governo, que eles invadiram duas vezes nas últimas semanas.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi havia exortado no dia anterior seus compatriotas que planejavam protestar - como a cada sexta-feira há semanas - a desistir, num momento em que as forças de segurança lutam para recuperar das mãos do grupo Estado Islâmico (EI) a cidade de Fallujah, a oeste de Bagdá.

Seif, um manifestante de 23 anos, disse ter perdido dois irmãos na guerra contra o EI. "Espero que as nossas forças terminem o trabalho em Fallujah".

"Mas se essas pessoas corruptas na Zona Verde não estivessem lá, não teria havido nenhuma guerra contra o Daesh", afirmou, utilizando a sigla árabe da organização radical.

Há semanas, iraquianos, em sua maioria partidários do clérigo xiita Moqtada Sadr, protestam toda sexta-feira a fim de obter a formação de um governo de tecnocratas capaz de lutar mais eficazmente contra a corrupção, o nepotismo e o clientelismo.

Nesta sexta-feira, os manifestantes ocuparam a Praça Tahrir, arrancaram o arame farpado e tentaram soltar os blocos de concreto que bloqueiam uma ponte que conduz à Zona Verde.

No início do protesto, os manifestantes ofereceram ramos de oliveira e flores para a polícia, mas a situação rapidamente se transformou e os serviços de segurança responderam com gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

A manifestação terminou com algumas pessoas levemente feridas.

Há uma semana, os manifestantes conseguiram entrar na Zona Verde pela segunda vez e ocuparam brevemente o gabinete do primeiro-ministro.

As forças de segurança, em seguida, responderam com muita firmeza e deixaram pelo menos dois mortos e dezenas de manifestantes feridos.