Topo

Egito pede ajuda a empresa francesa para encontrar caixas-pretas de A320

28/05/2016 14h13

Cairo, 28 Mai 2016 (AFP) - O Egito pediu ajuda a uma empresa francesa para encontrar as caixas-pretas do Airbus A320 que caiu no Mediterrâneo em 19 de maio, em circunstâncias ainda não esclarecidas, de acordo com o ministério da Aviação Civil.

O ministério também informou sobre a detecção de um sinal de emergência emitido pelo avião, o que poderia ajudar a reduzir a área de buscas.

O ministério anunciou na sexta-feira que assinou um acordo com "Deep Ocean Pesquisa (DOS, com sede em Paris) para conduzir as buscas pelas duas caixas-pretas do A320".

DOS, que opera "diariamente" em águas muito profundas de até 6.000 metros, dispõe de um navio que emite sinais (ou "pings") das caixas-pretas e também é equipado com um robô capaz de mapear o fundo e recuperar as caixas-pretas.

O Airbus A320, que fazia o trajeto Paris-Cairo com 66 pessoas a bordo, desapareceu dos radares em 19 de maio, e seus destroços foram recuperados ao longo da costa egípcia.

"A Comissão de inquérito recebeu informações de satélite indicando que um sinal ELT do avião foi detectado, e transmitiu as coordenadas" às equipes de investigação, indicou ainda neste sábado o ministério egípcio.

O Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês afirmou na quinta-feira em um comunicado que as buscas submarinas para localizar as caixas e destroços começariam "nos próximos dias".

De acordo com o BEA, as operações vão começar com a chegada no "Laplace" da Marinha Francesa, que partiu na quinta-feira da ilha de Córsega. O navio está equipado com três Detectors 6000 da sociedade francesa Alseamar, um "sistema imerso para ouvir e localizar o sinal das caixas-pretas", acrescentou.

bur-ib/lpt-se/vl/mer/mr