Liga árabe apoia iniciativa de paz francesa para conflito palestino-israelense

Cairo, 28 Mai 2016 (AFP) - Os ministros árabes das Relações Exteriores reunidos no sábado no Cairo em presença do presidente palestino Mahmud Abas votaram uma resolução de apoio à iniciativa francesa de uma conferência internacional em Paris sobre Oriente Médio.

Em uma reunião extraordinária da Liga Árabe, foi adotada uma resolução apoiando "a iniciativa francesa e todos os esforços árabes e internacionais" para as negociações de paz entre Israel e os palestinos.

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, classificou o Estado israelense de "último bastião do fascismo, do colonialismo e da discriminação racial no mundo".

Em visita a Israel e aos Territórios Palestinos entre os dias 21 e 24 de maio, o primeiro-ministro francês Manuel Valls se chocou com a oposição israelense pelo projeto francês de conferência internacional.

Seu homólogo, Benjamin Netanyahu, propõe discussões bilaterais em Paris, mas o presidente da Autoridade Palestina recusou a oferta, acusando os israelense de paralisar as negociações.

Paris quer voltar a mobilizar a comunidade internacional a favor de uma "solução de dois Estados", às vésperas da conferência que contará com a participação de israelenses, palestinos e grandes atores envolvidos.

Antes disso, pretende reunir no dia 3 de junho chanceleres de aproximadamente vinte países e representantes de grandes organizações internacionais, sem a presença de israelenses e palestinos.

ht-se/hkb/mer/vl/aoc/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos