Protesto em Barcelona contra suspensão de direitos na Catalunha

Barcelona, 29 Mai 2016 (AFP) - Milhares de pessoas protestavam neste domingo em Barcelona a favor dos direitos sociais aprovados pelo Parlamento catalão de maioria independentista, mas suspensos pelo Tribunal Constitucional a pedido do governo conservador espanhol de Mariano Rajoy.

O Tribunal Constitucional suspendeu no início de maio a aplicação, até analisar sua conformidade com a Carta Magna, de alguns artigos de leis votadas pelo legislativo regional, que buscam facilitar o acesso à habitação ou instaurar uma igualdade efetiva entre homens e mulheres.

"Os direitos não se suspendem: trabalho digno, direitos sociais e democracia real", proclamava um cartaz na marcha, na qual se destacavam muitas bandeiras independentistas.

"Naturalmente quero lutar pelas leis da língua, da cultura, sociais e por uma democracia real", disse à AFP Elena Masdevall, decoradora de interiores, de 50 anos.

"Toda vez que há uma lei a favor do povo, o Tribunal Constitucional a cancela", acrescentou a mulher, que costuma participar dos atos independentistas.

Muitas personalidades, principalmente dirigentes dos partidos separatistas, participam do protesto, no centro da capital catalã, indicou um fotógrafo da AFP.

pho-av/mck/js/eg/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos